terça-feira, 11 de abril de 2017

    Os projetos de aprendizagem(PA) podem ser uma atividade ou uma metodologia diferenciada de trabalho a ser desenvolvido em sala de aula. Diferem dos projetos de pesquisa, uma vez que o tema a ser estudado vem dos alunos e nunca do professor. Assim, valoriza-se aquilo que o aluno já sabe e prioriza-se o estudo daquilo que ele tem interesse em aprender. Partindo-se desse pressuposto, no semestre anterior na disciplina de Seminário Integrado IX, fomos desafiadas a desenvolver em grupos um Projeto de Aprendizagem, só que o tema escolhido foi por afinidade, e não exatamente por área de interesse, o que não despertou tantacuriosidade assim. Acho que sempre se aprende muito com projetos, ainda mais em grupos pois há uma troca de saberes e experiências, de maneira atrativa e dinâmica.
      No PA, o tema do nosso grupo foi:Como de trabalhar com adolescentes cada vez mais carentes afetivamente por desestrutura familiar e ao mesmo tempo sem interesse, partindo nossa pesquisa das certezas e dúvidas que tínhamos sobre o tema e assim seguimos todas as etapas solicitadas, mas certas que está busca por respostas foi gerando novos questionamentos e assim fomos construindo nosso próprio aprendizado.                                                                            
     O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o educador espanhol Fernando Hernández.

Por Ivana Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário