segunda-feira, 26 de junho de 2017

Seguindo com as açõwa

    Nesta semana, com a turma do 4° ano, realizamos um das ações do grupo que está pesquisando sobre animais de rua: a visita ao canil municipal.


    Quando já estávamos a caminho do local, mais um imprevisto: a pessoa que iria nos acompanhar ligou avisando que não poderíamos entrar no local porque alguns animais haviam se soltado durante a noite e uma cadela ficou gravemente ferida. Isso deixou os animais bastante agitados e não seria seguro nós -estranhos para eles- entrarmos ali.
     Mesmo assim, fomos até lá, as meninas fizeram algumas perguntas sobre o funcionamento do canil e sobre os cuidados com os animais.
    Do lado de fora, pudemos ver o quanto é trabalhoso o cuidado com os animais e, na emoção da funcionária que nos atendeu, o quento elas se envolvem com os animais.
    Foi uma experiência significativa para toda turma. Pudemos perceber como a pergunta inicial do grupo pode gerar outros questionamentos e reflexões em toda turma.
    No dia seguinte, os grupos voltaram a se reunir para sistematizar o que cada grupo já fez dentro do projeto:



Eu (Paula) e a Ivana não estamos conseguindo dar andamento ao nosso projeto. A realidade do Ensino Médio é muito diferente das séries iniciais do ensino fundamental. Foram muitas atividades para se desenvolver com a nossa turma nestes últimos dois meses. Mas não vamos deixar assim. Vamos dar continuidade e chegar a fase final. 

segunda-feira, 19 de junho de 2017

    Na turma do 4° ano, algumas intercorrências impediram que os grupos se reunissem nas últimas semanas. Além das atividades relativas a meio ambiente, festas juninas, entrega de avaliações, o mau tempo faz com que muitos alunos estejam bastante infrequentes nessa época do ano. (Apesar de todos residiram no bairro da escola, quando chove ou está frio, eles não vem para a escola).
    Sendo assim:

  • O grupo sobre o trabalho dos professores continua fazendo as entrevistas;
  • Com o grupo sobre animais de rua, conseguimos agendar a visita no canil municipal;
  • O grupo sobre jogos e filmes não avança na pesquisa.
    Nesta semana pretendemos reunir os grupos para fazer um regate do que foi feito e ver quais serão os próximos passos.
    Realmente, como a profe Liliana afirmou; muitos imprevistos e atividades do currículo, dificultam o andamento do projeto. Mas vamos tentando mantê-las no foco realimentando sua motivação.

domingo, 4 de junho de 2017

     Entre atividades de avaliação, fechamento do bimestre, atividades da semana do meio ambiente e outras que a dinâmica escolar envolve, na semana passada (29/05 a 02/06) conseguimos reunir os grupos para prosseguir com os PAs.
     Os grupos dos meninos que escolheu o tema dos jogos e filmes, teve uma conversa com um professor voluntário, sobre o surgimento e evolução dos jogos, diferentes tipos de jogos.
     Já os grupos das meninas elaboraram entrevistas para pesquisas com professores sobre planejamento de aulas e a enquete sobre animais de estimação.
     Nesta semana, os grupos pretendem iniciar as entrevistas.
     Já o grupo dos meninos fará uma síntese do que viram na conversa.
     Pretendo incentivá-los a expor oralmente o que lhes chamou a atenção na conversa, uma vez que eles têm bastante dificuldade e insegurança em se expressarem. A oralidade é uma das habilidades envolvidas na aprendizagem que muitas vezes é pouco desenvolvida. Também nesse aspecto os projetos de aprendizagem podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos.